terça-feira, 5 de abril de 2011

COACHING NO ENSINO

A qualidade no Ensino (que não se confunda com permissividade e facilitismo) é a password para uma sociedade que garante a sua própria sustentabilidade e progressão. Sendo um processo estratégico de desenvolvimento pessoal, é notório que se estenda à docência por meio de metodologias simples e práticas de desenvolvimento do potencial humano aos níveis cognitivo, funcional e relacional.


O Docente de Educação Especial Coach tem a função de agir proactivamente para que funcionem, alinhadamente, todos os parâmetros relacionados com os seus alunos, bem como na influência que estes exercem sob a turma e a escola em que estão inseridos. Há que atender às diferenciações individuais na aprendizagem, bem como à diversificação de metodologias de ensino.


O Docente Coach desabrocha o aluno para o presente, para o próprio poder aperfeiçoar o seu desempenho futuro, apelando à responsabilidade individual e grupal, estimulando a criatividade e a proactividade, apoiando nas decisões, apresentando-lhe questões inteligentes que, por sua vez, promovam uma reflexão sobre a sua própria aprendizagem, dotando-o de autonomia no seu desenvolvimento biopsicossocial.


O Docente de Educação Especial Coach é um visionário, tem uma visão que lhe permite interpretar/compreender a complexidade de cada aluno, com vista a auxiliá-lo na construção de alternativas, na resolução de problemas. A par dos pré-requisitos ao nível dos saberes, das experiências, das vivências pessoais e profissionais, da auto-confiança/segurança, é fundamental ter, manter e contagiar modéstia nas suas áreas de domínio e nas suas áreas de melhoria.


O papel do Docente de Educação Especial Coach é imprescindível no desenvolvimento das competências funcionais dos alunos com NEE – Necessidades Educativas Especiais – de Carácter Permanente, para a sua inserção na vida activa. Assim, é o responsável na mudança de paradigma da função docente, numa sociedade do Conhecimento, da Invenção, da Criatividade, da Inovação e da Auto-Aprendizagem.


O Coaching tem três pilares: a escuta activa, a empatia e a comunicação eficaz. Se os docentes escutarem os seus alunos, conhecerão os seus interesses, as suas motivações, as suas aspirações, os seus gostos, as suas ideias, as suas capacidades, bem como fomentarão um clima cooperativo e de entreajuda. A criatividade advém da confiança que o aluno tem em si próprio, na construção dos seus domínios funcionais. É dever do Docente de Educação Especial Coach proporcionar um ambiente criativo, o qual é isento de julgamentos pré-concebidos, onde todas as ideias são boas, mesmo que pareçam descabidas. Pelo coaching, os alunos conseguem ser valorizados pelo que são e estimulados pelo que poderão vir a ser. Há quem acredite neles e eles sentem-no!


Nós, Docentes, temos que nos tornar aliados dos alunos em vez de seus rivais. Temos que nos posicionar ao lado deles em vez de permanecer acima deles. O Docente-Coach potencia e maximiza os pontos fortes destes alunos, de maneira a que se sobreponham aos seus pontos fracos (ou de melhoria). O facto de estes alunos interagirem com outros alunos detentores de maior potencial permite-lhes a elevação de competências técnico-comportamentais. Atitude! A atitude do Docente é o caminho e, simultaneamente, a solução para ultrapassar os obstáculos e desenvolver os alunos. Um ambiente relacional recíproco e de confiança será benéfico a todos os elementos da comunidade educativa.

Artigo semanal de opinião de Olga Narciso Vasconcelos

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